sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um breve comentário sobre a história dos números


     A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. E a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, aludem conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas. Sem esquecer que a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.

Deixo um breve comentário sobre a história dos números espero que todos participam.

Maria Tomasia. 

Teatro na aula de matemática !!


sábado, 15 de junho de 2013

História da Estatística


Plano de aula: interpretação de gráficos e tabelas

6º ano EF II
 
Tempo: 1 semana
 
Tema abordado : Tratamento da Informação
 
Objetivo Geral: Levar o aluno a interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas.Desenvolvendo competências para observar (GI)
 
Objetivos Específicos: Identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informações. (gráficos elementares - barras, linhas,pontos) (H36/ GI)
 
Justificativa: Tornar a aprendizagem vivênciada, relacionando as informações apresentadas ao cotidiano. Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional.
 
Estratégias:

- Recordar valores e grandezas

- História da estatística
http://youtu.be/jCzMPL7Ub2k

- Recordar leitura de tabelas
- Recordar interpretação de gráficos
http://youtu.be/BsU7KBH4-yQ

- Levar os alunos a associar as informações apresentadas

 
Recursos Materiais:
- Jornais, revistas, TV, internet,apostila do aluno, livro didático
 
Formas de avaliação:
Contínua ao longo das atividades e ao final do ciclo, através de debates, trabalhos, provas objetivas e dissertativas, participação dos alunos em projetos e auto avaliação.
 
Formas de recuperação:
-Retomada dos conteúdos com esclarecimento de dúvidas
- Trabalho em grupo colaborativo
- Associar o professor auxiliar com o professor titular

Interpretação de Gráficos e Tabelas - Aula 1

USP começa a ministrar cursos pela internet gratuitamente

 


 

 A partir desta semana, a USP entra para valer no mercado de educação a distância com dois cursos: física básica e probabilidade e estatística.
“A gente teve uma preocupação muito grande de não perder qualidade, a qualidade do curso. Esse que está sendo oferecido agora, na parceria com a Veduca, tem a mesma qualidade que os alunos de engenharia têm aqui na Escola Politécnica”, afirma Guilherme Ary Plonski, professor de Engenharia de Produção da USP.
O Brasil tem a quinta maior população universitária do mundo, mais de 6 milhões de estudantes. É pouco. Só 13% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estão matriculados em uma universidade.
“Educação totalmente gratuita. Nosso propósito é democratizar a educação. Qualquer pessoa que queira um certificado, que queira aprender esses conteúdos, no nível da melhor instituição de ensino da América Latina, que é a USP, já podem fazê-lo, através do Veduca”, afirma Carlos Souza, CEO da Veduca.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Números Primos

Números primos e sua importância para a Matemática
Números primos e sua importância para a Matemática
Na formação do conjunto dos números Naturais existe um tipo de numeral que possui a propriedade de ser divisível somente por um e por ele mesmo, recebendo a denominação de número primo. A descoberta dos números primos é imprescindível na Matemática, pois eles intitulam o princípio central na teoria dos números, consistindo no Teorema Fundamental da Aritmética. Esse Teorema satisfaz uma condição interessante no conjunto dos números naturais, ele afirma que todo número inteiro natural, sendo maior que 1, pode ser escrito como um produto de números primos, enfatizando a hipótese que o número 1 não pode ser considerado primo, pois ele tem apenas um divisor e não pode ser escrito na forma de produto de números primos.

Por meio da fatoração (decomposição dos números em fatores primos) conseguimos representar os números de acordo com o Teorema Fundamental da Aritmética. Vamos observar alguns exemplos onde os numerais serão escritos na forma fatorada.

8 = 2 x 2 x 2
9 = 3 x 3
10 = 2 x 5
27 = 3 x 3 x 3
32 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2
50 = 2 x 5 x 5
28 = 2 x 2 x 7
110 = 2 x 5 x 11


Um matemático grego chamado Eratóstenes (285-194 a.C) criou um sistema simples e objetivo para descobrir números primos, que foi chamado de crivo de Eratóstenes. Para representar a forma de utilizar o crivo, vamos considerar uma tabela com os números naturais de 1 a 100.


1º passo: localizar o primeiro número primo da tabela. (2)
2º passo: marcar todos os múltiplos desse número.
3º passo: localizar o segundo número primo (3) e marcar todos os seus múltiplos.
4º passo: Repetir a operação até o último número.
Na tabela dos 100 primeiros números naturais destacamos em azul os números primos, portanto os números primos entre 1 e 100 são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

terça-feira, 11 de junho de 2013

Avisem seus alunos

Foto: FGV oferece aulas online gratuitas para o Enem. http://canaldoensino.com.br/blog/fgv-oferece-aulas-online-gratuitas-para-o-enem




As histórias de Malba Tahan ......

"Se você imagina que vamos falar de algum milionário, está enganado. A não ser que possamos considerar milionário todo homem que vende 1 milhão de livros. Malba Tahan produziu textos didáticos, folclore, ficção, fez incursões na literatura infantil, escreveu sobre história e inventou "estorias", praticou e inovou muito a pedagogia da Matemática. Não fez fortunas pessoal, mas enriqueceu, e muito, um dos maiores patrimônios que as crianças carregam e as escolas teimam em ignorar o imaginário infantil".
Fonte: Revista Superinteressante (maio de 1995). Prof. Ivan




Grandes Pensadores..

ARISTÓTELES – O mais versátil filósofo da história

ARISTÓTELES foi um estupendo milagre do saber. Reunia ele, na sua cabeça a sapiência de centenas de homens. Era aprendiz de todos os negócios e profissões e entendido em tudo. Podia falar e escrever, com igual autoridade, de assuntos tão diversos, como política, drama poesia, física, medicina, psicologia, história, lógica, astronomia, ética, história natural, matemáticas, retórica e biologia. Foi talvez o mais harmonioso e o mais lógico pensamento, que jamais existiu.
Diferente da maioria dos filósofos, Aristóteles foi um homem do mundo. Não somente gostava de flensar sobre a vida, mas gostava de vivê-la. Em rapaz, fora um estróina. Esbanjou o dinheiro que o pai lhe herdara e parecia estar destinado, como a maior parte de seus companheiros, a um fim rápido, dissoluto e apagado. Mas sofreu a influência de Platão. Durante vinte anos estudou diligentemente e questionou violentamente com seu professor. Aristóteles chamava Platão de velho pedante, e Platão revidava, chamando Aristóteles de ingrato, potro que mamou sua mãe até secar-lhe os peitos e depois escoiceou-a. Contudo, a despeito de suas brigas, mestre e discípulo adoravam-se mutuamente.
Quando Platão morreu, Aristóteles abriu escola própria. Sua reputação como professor cresceu tão prontamente que o rei Filipe da Macedónia chamou-o a palácio, para se tornar o tutor de Alexandre. Este jovem filho do velho guerreiro macedónio foi o mais indomável aluno da história. Aristóteles foi relativamente bem tratado pelo real maroto. Foi apenas jogado de escadas abaixo umas poucas vezes. Alguns dos outros professores de Alexandre, que ousaram admoestá-lo, quando se encontrava embriagado, foram mortos imediatamente.
Aristóteles permaneceu com Alexandre durante dois anos. E depois se separaram: o soldado partiu a afogar o mundo em sangue, e o filósofo ficou a alimentá-lo de sabedoria.
A sabedoria de Aristóteles chegou até nós numa série de livros notáveis. Mas estes representam um simples balde d’água tirado do oceano de seu gênio. Escreveu 400 livros — alguns entendidos dizem que 1.000 — e hoje possuímos apenas um punhado deles. Contudo esse punhado é, em si mesmo, uma enciclopédia inteira, a primeira enciclopédia que já foi compilada. Contém, praticamente, os começos de todas as nossas modernas artes e ciências. Aristóteles foi o pai da Lógica: ensinou a todos quantos vieram depois dele a pensar com clareza. Foi o fundador da Biologia; ensinou ao mundo como observar corretamente. Foi o organizador da Psicologia: mostrou à humanidade como estudar a alma cientificamente. Foi o mestre da Moral: demonstrou como é possível amar e odiar racionalmente. Foi professor de Política: ensinou os governantes a governar com justiça. E deu origem à Retórica: foi o primeiro a demonstrar a bela arte de escrever com eficiência. Houve jamais no mundo homem igual ?
O fim desse grande homem foi trágico. Quando Alexandre morreu, irrompeu em Atenas uma grande explosão de ódios, não somente contra o conquistador macedónio, mas contra todos os seus admiradores e amigos. Ora, um dos mais íntimos amigos de Alexandre era Aristóteles. Estava prestes a ser preso, quando conseguiu escapar em tempo. Deixou Atenas, dizendo que não daria à cidade oportunidade de cometer segundo crime contra a filosofia.
Pouco tempo depois do exílio que se impusera, adoeceu. Desiludido com a ingratidão dos atenienses, decidiu pôr fim à vida bebendo, como Sócrates, uma taça de cicuta. E assim, depois de tudo, foi Atenas culpada dum segundo crime contra a filosofia.
Prof.º Ivan

sábado, 8 de junho de 2013

Mediar, tecer, mapear!!!!! Que Deus e a web nos ajudem!!!!


Foto

Teoria da relatividade mais fácil que história da álgebra!?!!??!!!???

Esta semana li o livro:
 
Albert Einstein e seu universo inflável
Autor: Dr. Mike Goldsmich
Ilustração: Philip Reeve
CIA das letras

Muito bom!!!!!

Só para dar um gostinho:

"Como transformar coisas em luz e luz em coisas..."
"Se parece complicado, é porque não estamos pensando direito."
"Tempo espichado, espaço encolhido."

                                                                          



                                                                                                                 

Pesquisa sobre deficiências intelectuais e altas habilidades



DI - Principais dificuldades:

- falta de concentração
- entraves na comunicação e interação
- menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas (precisa de um sistema de aprendizado diferenciado)

Ações

Manter uma rotina estruturada, fazendo uso de regras claras e da repetição das orientações para favorecer a memorização.
Dividir as tarefas em pequenos passos.
Fazer uso de materiais e situações concretas.
Instruções acompanhadas de uma imagem de suporte, desenho, cartaz.
Manter o aluno no grupo, não deixá-lo isolado, não permitindo, porém, que os colegas façam por ele.
Envolver responsáveis no processo.
Suporte pedagógico especializado.
Organização da sala de aula.
Promover atividades de diversas formas de expressão.
Relacionar imagens com textos.
Fazer com que os alunos escrevam, não importa como ou o quê. "mmmm m mmmm  mm "
Projeto Identidade (prof. auxiliar ):aprendizado significativo um livro sobre "sua vida" fotos, certidão, documentos...
Portifólio do aluno.
Quando o aluno estiver muito agitado deixar dar uma voltinha.
Fazer um rodízio com os outros alunos para que ajudem o colega na classe.
Atividades dinâmicas com muitas cores (giz colorido, canetinhas, lápis de cor)
Crianças inventarem suas próprias brincadeiras.
Ter em sala de aula materiais de arte para todos poderam pintar, colar, desenhar, moldar, para quando os alunos DI perderam  o interesse pela tarefa ou para quando os outros terminarem.
Professores com acesso aos conhecimentos teóricos das patologias.
Parceria com especialistas.
Reuniões e seminários com os pais e especialistas.
Uso de materiais com diferentes texturas, cheiros, sons(leitura com gestos e sons do enredo)
Dificuldade de comunicação: músicas, brincadeiras orais, leituras com entonação apropriada, poemas, fonaudiólogo.
Elevar a autoestima, convencer os alunos em dificuldade que eles podem aprender.
O aluno precisa de um horário de atendimento individual para que seja observado como se organiza e expõe o pensamento.
Fazer reunião com pais e Seminários com profissionais especializados.
Devem ser disponibilizados materiais e equipamentos específicos, bem como estratégias, seleção e produção de materias que potencializem o desenvolvimento da aprendizagem.
Além das atividades coletivas, o aluno irá fazer atividades pessoais, que serão escolhidas por ele, de preferência em atendimento individualizado junto com a professora auxiliar. Essas atividades serão preparados pelo professor da matéria em ATPC.
O professor deve ter acesso aos conhecimentos teóricos durante seu horário de trabalho.
Parceria com especialistas.
Escola e família trabalhando juntas.
Seleção e preparação de materias em ATPC.
Horário com professora auxiliar.
Troca de estratégias entre os professores.
Palestras e/ou seminários com profissionais especialistas.
_________________________________________________________________________________

Altas habilidades - Características

- alto grau de curiosidade
- boa memória
- atenção concentrada
- persistência
- independência e autonomia
- interesse por pareas e tópicos diversos
- facilidade de aprendizagem
- criatividade e imaginação
- iniciativa
- liderança
- vocabulário avançado para a idade cronológica
- riqueza de expressão verbal
- habilidade para considerar pontos de vista de outras pessoas
- facilidade para interagir com mais velhos
- facilidade para lidar com idéias abstratas
- habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista
- interesse por livros e outras fontes de conhecimento
- alto nível de energia
- preferência por situação/objeto novo
- senso de humor
- originalidade para resolver problemas

Ações

Entrevista: o que eu sei - o que eu gosto - o que eu quero
Programas extracurriculares mantém o desafio, evitando a monotonia e as ausências.
Atividades extracurriculares que promovam a criatividade, a liderança e o pensamento crítico.(exposição)
Estímulo.
Monitoria na disciplina ( pesquisa e apresentação junto com o professor do próximo conteúdo)
Agrupamentos (projetos)
Aceleração
Enriquecimento  (parcerias com instituições, voluntários, ensino à distância)
Planos de estudo auto-organizados.

                                                                                  Mariah Crepardi




















sexta-feira, 7 de junho de 2013

O que a LEITURA pode fazer por você?



Depoimento de Lúbia de Souza

Nós vimos que a família tem um papel fundamental no processo de leitura e escrita, onde desde criança sempre tinha uma referência a ser seguido, mas  hoje é necessário resgatar tudo que foi perdido em um contexto familiar, promovendo despertar o hábito e prazer a leitura junto com os  recursos tecnológicos.
Promover hábito nas crianças levará a crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento podendo ir   longe no mundo imaginário para criação de novas idéias. A leitura é possível formar um pensamento crítico, ter opinião própria e ter argumentação para se viver em diversas situações impostas pela vida. !!   
Refletindo...
Um pouco de filosofia

Pitágoras  

Matemático e filosofo grego, nascido na ilha de Samos, Ásia menor, por volta de 580 a 500 a.C. Aristocrata, filho de um opulento comerciante que teria deixado a região natal por aversão à tirania de Polícrates ¾ tirano de Samos que graças aos distúrbios sociais chegou à tirania, transformando sua cidade num dos estados mais fortes e poderosos do mar Egeu Celebre pelo fausto de sua corte, para ali atraiu artistas e escritores, entre os quais Anacreonte e o arquiteto Eupalinos ¾, visitando santuários gregos e estendendo viagens de Estudo a Pérsia, Gália, Creta e Egito cuja finalidade seria o interesse ela ciência e filosofia.

Suas habilidades matemáticas foram adquiridas em viagens pelo mundo, principalmente, com os egípcios e com os babilônios onde aprendeu novas técnicas, isto porque esses povos antigos tinham ultrapassado a simples contagem e avançados nos cálculos mais complexos como, por exemplo, a criação de sistemas sofisticados de contabilidade e a construção de prédios.

Por não suportar a tirania de Polícrates, Pitágoras emigrou de sua ilha para o sul da Itália que era parte da Magna Grécia estabelecendo-se em Crotona , cidade da Magna Grécia situada na Itália meridional, fundada em torno de 710 a.c..Em Crotona, Pitágoras teve a felicidade de se encontrar com um dos homens mais rico e mais de toda a história e de proporções hercúleas, pois fora dose vezes campeão nos jogos olímpicos e de Pátios, jogos pan-helênicos os quais eram realizados a cada quatro anos em Delfos. Esse homem, além de sua capacidade atlética, apreciava e estudava a filosofia e a matemática e chamava-se Milton ou Mílon de Crotona que segundo a lenda, morreu por animais selvagens, não tendo conseguido saltar-se da fenda de um tronco de árvore no qual ficou preso.
Prof. Ivan 

Depoimento de Maria Aparecida Crepardi

 Depois de refletir sobre tudo que foi lido e discutido no curso e, depois também, de toda dificuldade que eu tive, no começo, para desenvolver a tarefa deste blog, fiquei imaginando o que os alunos que não dominam a leitura e a escrita sentem.
Sentimento de incompetência? Frustração? Desistência?
São sensações horríveis! Vocês não acham?
Percebi, que nós educadores, muito além de desenvolver nossos conteúdos, devemos incentivar, desafiar e acompanhar sempre com estímulos esses alunos.
Notei também, claramente, que apesar de ser mais fácil trabalhar individualmente, os resultados do trabalho em grupo, superam em muito os obtidos no trabalho individual.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Opiniões dos autores do blog sobre "Leitura e Escrita".

A leitura desperta lembranças do nosso passado, nos faz viajar além da nossa imaginação para outros lugares e outros tempos, faz com que vivamos outras vidas.
Como educadores, devemos incentivar a leitura e escrita dos alunos, pois muitas famílias atualmente não fazem isso. Precisamos formar alunos letrados, que leiam e interpretem, e não apenas alunos alfabetizados, que não entende o que lê.

Apresentação do grupo de professores que também são autores deste blog

  

MARIA TOMASIA DE ABREU (Cursista)
Francisco Morato-SP

Sou professora de Biologia e Matemática da rede pública de ensino desde 1987, hoje atuo na escola Editor Jose de Barros Martins, no município de Francisco Morato.
 
 
GAUTIER PEREIRA DE OLIVEIRA (Cursista)

 
GISELLE CRISTINA DOS SANTOS GAMA (Cursista)
Caieiras-SP

Sou uma pessoa muito extrovertida, brincalhona sou formada em Matemática e Pedagogia, busco constatemente novos desafios para me aperfeiçoar a cada experiência. 
 

 
IVAN REINALDO DELL ORTI (Cursista)
Franco da Rocha-SP  

 
LINCOLN FLORIANO MOURA (Cursista)

 


LUBIA CRISTIANE PEDROSO (Cursista)
Mairiporã-SP

SOU PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DESDE 2003 E LECIONO NA E E PROF CARLOS AUGUSTO DE PÁDUA FLEURY NA CIDADE DE MAIRIPORÃ, ESTOU BUSCANDO ME APERFEIÇOAR DIA APÓS DIA E APRENDENDO A FLEXIBILIDADE COM AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS.!!!

Apresentação

Este blog faz parte do Programa de Formação de Educadores, proporcionado pelo Governo do Estado de São Paulo aos gestores e professores de Português e de Matemática.
Nesta formação estamos refletindo sobre a importância da leitura, da escrita, da interdisciplinaridade, da contextualização e dos ambientes virtuais na inovação de nossas práticas de ensino.
Esperamos que o conteúdo desta página contribua para o aprimoramento de todos nós.